TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL

Dra. SilvanaO termo tensão pré-menstrual, na Medicina Ocidental descreve uma síndrome com vários  sintomas físicos e emocionais que ocorrem mais frequentemente antes dos períodos menstruais.

Esta Síndrome já era conhecida desde a Grécia Antiga, sendo Hipócrates o primeiro a descrever como as mulheres podiam sofrer de “agitação quando o sangue descia da cabeça ao útero para sair do corpo”.

Sorano de Éfeso também sugeriam o tratamento com compressas de óleo aquecido no baixo ventre para aliviar os casos de “menstruação retida”.

A TPM é caracterizada por coleção de desordens somáticas, afetivas e comportamentais que ocorrem durante a segunda fase do ciclo menstrual de forma recorrente e com melhora significativa com o desaparecimento ou a ocorrencia do fluxo menstrual.

Tem duração de poucos dias, é menos frequente na ovulação e desaparece com a gravidez, histerectomia ou menopausa.

Os sintomas mais frequentes são depressão, tristeza, irritabilidade, choro, propensão à crises de raiva, inabilidade, dores em baixo ventre, distensão do abdomem, mamas e insônia.

Esses sintomas podem variar na intensidade, desde os mais moderados até os mais extremamente sérios ,causando problemas sérios de relacionamento conjugal, familiar, e interferindo com as tarefas cotidianas e profissionais .

A incidência maior é entre mulheres de 30 a 40 anos e atinge cerca de 40% ou mais das mulheres na fase reprodutiva, sendo que 5% destas mulheres podem apresentar Desordem Disfórica pré-menstrual (DDPM) que é a forma mais severa da Síndrome pré-menstrual.

O tratamento na Medicina Ocidental propõe o uso de medicamentos como diuréticos, antidepressivos, e muitas vezes o uso de medicamentos hormonais, os quais devem ser utilizados alguns dias antes  do período menstrual.

Para a  Medicina Tradicional Chinesa, o fator emocional é o fator etiológico mais importante nesta síndrome.

A raiva ,frustração, e o ressentimento, podem a longo prazo causar Estagnação do Qi (energia)do Fígado, assim como o consumo excessivo de alimentos, laticínios e alimentos gordurosos, trabalho excessivo, preocupações ,podem também levar ao aparecimento dos sintomas da TPM.

O tratamento na Medicina Tradicional Chinesa, se utiliza da Acupuntura para harmonização de todos os órgãos envolvidos, além da regularização do Eixo Hipotálamo- hopófise-ovariano e do Sistema Renina Angiotensina Aldosterona. Responsável pelo quadro de retenção hídrica e cefaleia em peso, além da Dietoterapia ou orientação almentar, o uso da fitoterapia como o óleo de prímula , práticas corporais (Lien QI), meditação para controle dos sintomas mentais(alterações do Shen) e físicos.

Tao Clínica -  Jundiaí- SP