URTICÁRIA

Dra. SilvanaEntende-se por urticária ,o surgimento relativamente agudo de lesões avermelhadas (eritematosas), papulosas (em relevo), numa área de pele circunscrita, que desaparece à pressão digital e acompanhada de prurido (coceira).

Frequentemente se apresenta em grupos de manchas e aparecem novas manchas enquanto outras desaparecem .

Angioderma : Forma de urticária que aparece nas partes mais profundas da pele (derme) e geralmente acomete partes moles da pele como a genitália, lábios, língua e laringe ,sendo que o sintoma principal é o edema (Inchaço). O angioderma pode estar asssociado a dor ou sensação de queimação.

Prevalência - Calcula-se que 20% da população tenha apresentado um episódio de urticária ou angioderma  em alguma etapa da vida, sendo 50% dos indivíduos apresenta urticária e angioderma simultaneamente, 40% somente urticária e 10% somente angioderma.

Patologia - O início dos sintomas da urticária é mediado pela histamina, mas o processo é mais complexo.

O verdadeiro responsável pela manifestação local ou corporal da urticária é a célula saqnguínea (mastócito), os quais tem um significado aumento no sangue periférico dos pacientes com Urticária,sendo induzido não por um verdadeiro defeito primário do organismo mas, posivelmente, da indução (Física ou emocional)desse defeito que quebraria o equilíbrio biológico da fisiologia da pele normal.Além deste processo costuma estar presente sempre um infiltrado linfocitário em maior ou menor densidade acompanhado, ocasionalmente, também de eosinófilos.

Patogenia:

• Principais causas de Urticária e Angioderma;
  • Sem causa aparente são chamadas de Idiopáticas;
  • Alimentos, aditivos e conservantes alimentares;
  • Medicamentos ( penicilina,aspirina,dipirona,anti-inflamatórios não esteróides, diuréticos, hipotensores, contrastes iodados;
  • Picadas de insetos ( Abelha, formigas,taturanas, aranhas,mosquitos);
  • Doenças endócrinas (tireóide, diabetes, hiperparatireoidismo);
  • Infecções virais;
  • Tumores;
  • Vasculites;

Formas de Urticária:

• Urticária por Dermografismo
  • Urticária Colinérgica
  • Urticária Induzida pelo Frio
  • Urticária Induzida pelo sol e calor
  • Urticária crônica
  • Urticária Física

Tratamento - Depende da identificação da causa e poderá contemplar:

• Uso de anti-histamínico