ENXAQUECA

Dra. SilvanaAs cefaleias ou dores de cabeça são uma patologia bastante comum para a maioria das pessoas.

Porém as cefaleias intensas, de origem indeterminada e que acontecem em crises periódicas e recidivantes podem ser consideradas como enxaquecas.

A enxaqueca comum acontece em crises de dores de cabeça intensa, pulsátil, hemicraniana (acomete um dos lados da cabeça) e podem estar associadas a náuseas, vômitos e fotofobia (dificuldade de olhar em direção a luz).

Estes sintomas muitas vezes têm início na infância, afetam mais comumente mulheres que homens e tem caráter familiar (70% dos pacientes relatam história familiar para enxaqueca).

Dentre as suas inúmeras causas ou etiologias estão os fatores que normalmente precipitam as crises de enxaqueca que são:

• Exposição ao calor e ao sol intensos;
  • Alimentação: em especial uso de bebidas alcoólicas como vinho tinto, os chocolates, nozes, queijos fundidos, frutas cítricas como o maracujá,   limão e abacaxi;
  • Períodos pré - menstruais nas mulheres (TPM);
  • Estímulos ambientais como luz solar intensa, estímulos sonoros altos;
  • Sono prolongado (dormir por muitas horas seguidas);
  • Trabalho excessivo;
  • Stress emocional, ansiedade intensa, raiva, rancor prolongados;
  • Uso de alguns medicamentos como anticoncepcionais orais, anti-hipertensivos, liberadores de serotonina como a reserpina.

O diagnóstico da Enxaqueca na Medicina Halopática é feito com base na história e nos sintomas do paciente, sendo que os exames laboratoriais comumente são normais, porém quando as crises são atípicas, muito intensas ou muito frequentes, há necessidade de um estudo neurológico mais detalhado a fim de descartar lesões estruturais do cérebro.

O tratamento da Enxaqueca normalmente se faz por meio do uso de analgésicos, orientação de mudanças de hábitos, estilo de vida e alimentação, mas  mesmo na vigência do tratamento as crises podem ser persistentes e recidivantes.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, a causa mais comum da Enxaqueca é Ascensão do Yang do Fígado.

Este tipo de dor de cabeça ou Enxaqueca pela Ascensão do Yang do Fígado é bastante intensa, severa e do tipo latejante ou em distensão.

Esta dor geralmente afeta um dos lados da cabeça , as têmporas e sobrancelhas e geralmente pode ser sentida atrás dos olhos na maioria das vezes é  acompanhada de náuseas e vômitos.

As causas mais comuns da Enxaqueca pela Ascensão do Yang do Fígado, são as alterações emocionais como a raiva contida, o ressentimento e as frustrações cotidianas.

Este tipo de dor também ocorre em pessoas que trabalham excessivamente por longas horas e sob tensão, e depois param de trabalhar repentinamente no final de semana, esta inatividade pode levar a este tipo  de dor de cabeça.

Os hábitos alimentares também podem levar ascensão do Yang do Fígado, principalmente as frutas cítricas e ou ácidas, os alimentos gordurosos, as carnes vermelhas, as bebidas alcoólicas e  o cigarro.

Os fatores ambientais também colaboram de forma importante na Ascensão do Yang do Fígado como no caso da umidade intensa dos períodos chuvosos em alguns países e o calor intenso também propiciam as crises de dor.

Porém são as alterações hormonais ligadas aos distúrbios emocionais a principal causa de enxaqueca nas mulheres (TPM ou tensão pré-menstrual) pois o Fígado para os chineses é o órgão responsável pelas atividades hormonais e de reprodução.

O tratamento na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) consiste no uso da Acupuntura no controle da  Ascensão do Yang do Fígado , clarear e acalmar a mente, mudando a consciência do paciente diminuindo os sintomas

A Fitoterapia também é uma das terapêuticas que faz parte da  MTC e que tem eficácia importante no tratamento da enxaqueca , uma erva de bastante  eficácia e cientificamente comprovada é o ”Tanacetum parthenium”,utilizada como tratamento e  profilaxia  das crises de enxaqueca.

Outra técnica muito utilizada pela (MTC) é a Meditação, que consiste em aquietar corpo e mente controlando todos os processos fisiológicos e neuropsíquicos, que irão harmonizar o fígado e controlar a sua ascensão, diminuindo de forma importante as crises de dor  e curando definitivamente a enxaqueca.