FITOTERAPIA

Dra Silvana - FitoterapiaA fitoterapia chinesa é uma das terapias constituintes da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), na qual são usadas plantas para atingir o efeito terapêutico desejado.

O seu papel é tão importante quanto a acupunctura. Na realidade, os fitoterapeutas chineses usam apenas fitoterapia para tratar os seus pacientes, mas a maioria dos acupuntores recorre à fitoterapia para combinar com os tratamentos de acupuntura.

Na fitoterapia chinesa, raramente são prescritas plantas isoladas. Na filosofia da MTC, o paciente deve ser visto como um todo e não como tendo os sintomas isolados. Tratam-se as manifestações, mas também as causas.

Para concretizar estes princípios, a fitoterapia recorre a fórmulas constituídas por um número variável de plantas, associadas de acordo com as suas características energéticas e cujo conjunto vai servir para tratar uma ou várias síndromes (conjunto de sintomas e sinais).

O número de plantas das fórmulas fitoterápicas é variável. Há plantas mais importantes do que outras, mas todas elas têm um papel importante, pois quando se retira uma planta ou se altera a dosagem, passamos a ter outra fórmula com características energéticas completamente diferentes.

A planta principal, ou “imperador”, é o “coração” da fórmula e a sua ação é dirigida ao sintoma principal; a “planta ministro” reforça a ação da planta imperador e trata outros sintomas secundários; a “planta auxiliar” reforça a ação das plantas imperador e ministro, elimina ou reduz a sua intensidade, toxicidade e trata sintomas secundários; a “planta guia” dirige a ação da fórmula para o meridiano, sistema ou parte do corpo afetada, regulando ainda a ação das outras plantas da fórmula.