MOXABUSTÃO
A Moxabustão é a técnica de aquecimento dos pontos de Acupuntura. Na China, não existe de forma isolada a palavra Acupuntura. Sempre se falam em "Agulha e Moxa", simbolizando que nos pontos são utilizados não somente a agulha, mas qualquer estímulo físico ou químico.
O aquecimento dos pontos fornece calor e energia para o corpo. Por isso, a moxabustão é indicada para as doenças provocadas pelo frio e pela umidade (muito usada em países frios e no inverno), e para situações com deficiência de energia (convalescentes, doenças crônicas, pessoas fracas e pacientes idosos).
Desde os tempos antigos, a moxabustão é feita através da queima de uma erva medicinal chamada Artemísia. Esta planta é mais utilizada pelos seus efeitos químicos ou talvez pelo espectro infravermelho mais eficaz. As folhas de Artemísia são secadas no sol e na sombra. Os pecíolos e as nervuras são retiradas deixando apenas os limbos. Estes são triturados até adquirir a consistência de lã. Estas massas lanosas são chamadas de moxa.
INDICAÇÕES ESPECÍFICAS PARA USO DA MOXA
- Enfermidades crônicas, que debilitam o organismo
- Doenças degenerativas
- Pessoas idosas
- Crianças e debilitados de uma maneira geral
- Desportistas e atletas (para melhorar rendimento)
- Como preventivo das doenças e manutenção da saúde
- Em todas as circunstâncias em que eventualmente a agulha não possa ser usada.